06 ferramentas que não podem faltar no seu site

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Nos dias atuais, ter um site não é apenas uma opção, e sim, uma obrigação. Além de ser bem estruturado ele deve conter alguns itens essenciais para que o seu funcionamento ocorra de maneira adequada.

Quando um visitante acessa seu site, ele provavelmente está interessado em algo que você oferece. Dessa forma, ele deseja encontrar algo que procura, e de preferência, que essa navegação ocorra de maneira fluída.

Se o visitante acessar seu site e não encontrar o que busca, certamente ele se sentirá enganado pelo enunciado e por promessas que sequer foram cumpridas. O objetivo principal de se estar no universo digital é justamente para facilitar a busca dos clientes, uma vez que, sentem facilidade em encontrar a sua empresa e o que precisam.

Continue acompanhando nossa postagem e observe algumas ferramentas importantes que o seu site deve ter.

Campo de busca

Esse item é fundamental para a interação do cliente com o seu site. Sem um campo de busca, o cliente tende a ficar “perdido” e com isso acaba se sentindo desconfortável. Dessa forma, em poucos minutos, se não encontrar o que precisa, ele abandonará a página, o que não trará nenhum benefício a você.

Essa ferramenta ajuda o usuário a ter uma boa experiência no seu site e ainda encontrar o que precisa em poucos minutos. Opte por alocar o campo de busca no topo ou na barra lateral, para que fique de fácil acesso ao internauta.

Para quem trabalha com comércio eletrônico, uma busca simples pode não ser o bastante, o que você pode oferecer é uma busca por palavra-chave + categoria por exemplo. Quanto mais produtos e categorias sua loja tiver, mais sentido uma busca faz, afinal ninguém gosta de perder tempo vasculhando um site.

Google Analytics

O Google Analytics é a ferramenta de análise mais completa que você pode encontrar gratuitamente na Internet. Ela possui centenas de recursos que podem te ajudar a melhorar a performance do seu site e fazer mais negócios.

O objetivo principal da ferramenta não é apenas saber quantos usuários acessam o seu site e sim, de que forma esses usuários se comportam ao navegar pelas diversas páginas e seções deste site.

Redes sociais

Nos dias de hoje as redes sociais fazem parte do dia-a-dia das pessoas. Tenha botões de compartilhamento nas redes sociais, seja nas páginas, posts ou qualquer outra área que possa ser compartilhada.

Com o compartilhamento um artigo pode ser levado adiante e atingir muitas pessoas em um período de tempo curto, por isso esses botões são muito importantes nas suas páginas.

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Chamadas para ação (Call-to-action)

Quando um visitante acessa seu site há várias ações que desejamos que sejam realizadas, tais como fazer um cadastro para receber newsletter, preencher um formulário, fazer um download, pedir um orçamento, fazer um teste gratuito de software ou acessar um link de um post no blog, como esse por exemplo.

Você deve indicar para o visitante qual o próximo passo que sua empresa quer que ele realize. Para ter mais eficiência na sua call-to-action separamos alguns pontos fundamentais que você deve ficar antenado:

  • Atenção: neste primeiro momento conquistamos a atenção de um visitante e fazemos com que ele continue a navegação.
  • Interesse: obtida a atenção, o visitante tem a primeira impressão sobre o que está olhando e toma a decisão de procurar por mais informações sobre a oferta.
  • Desejo: neste momento, é feita uma análise mais detalhada da oferta, procurando seus benefícios e características para certificar-se de que ela atende às necessidades.
  • Ação: pronto, já convencido, ele realiza a ação da conversão.

No momento da atenção, tente evitar excesso de informações, tenha a mensagem mais objetiva possível, se convencido a clicar no link ele será levado para outra página onde você pode ter mais informações sobre sua oferta.

URL amigável

Para quem não sabe ou nunca ouviu falar no tema “URL”, ela está relacionada ao endereço do seu site ou página, o link www.google.com é uma URL, por exemplo.

Já a URL amigável são os links de fácil compreensão, basicamente você bate o olho e já sabe do que se trata a página. Confira no exemplo abaixo:

URL não amigável:
http://www.meusite.com.br/index.php?id=2398489234

URL amigável:
http://www.meusite.com.br/agora-com-url-amigavel

A URL é um dos primeiros pontos de contato com o usuário, por isso a importância dela ser amigável, o usuário já entende facilmente o que vai encontrar na página.

Atendimento ao cliente

Se por ventura, algum usuário tiver alguma dúvida, sugestão, crítica ou até mesmo um relato a fazer sobre uma reclamação, lembre-se de que é nesse momento que você mais precisa ter cuidado. Por isso um dos itens que você deve ter no seu site é uma área para os clientes entrarem em contato.

Uma das tendências é a utilização do WhatsApp Business, que é focado no atendimento ao consumidor, fornecendo aos usuários a possibilidade de utilizar seu número pessoal e um número empresarial para contatar seus clientes. Com isso você pode adicionar um link para seus visitantes abrirem a conversa no WhatsApp instantaneamente.

Outra dica que está em alta é: tenha um chat de atendimento online instalado no seu site, o chat tem inúmeros benefícios, sendo o principal a rapidez com que o visitante pode obter solução para o problema.

Um dos diferenciais do chat em relação ao WhatsApp é que você pode fazer um atendimento mais direcionado, assim o visitante já consegue entrar em contato com o setor da empresa que gostaria de falar.

Você já teve alguma experiência negativa em algum site? Comente nos contando como foi.