10 dicas para melhorar a taxa de conversão do seu site

Tempo de leitura: 7 minutos

Antes de qualquer coisa, você deve estar se perguntando “o que é taxa de conversão? ” Para que você possa aumentá-la é necessário que entenda do que estamos falando.  Na linguagem da internet, e para ficar ainda mais claro para você, conversão é fazer com que internautas interessados tornem-se internautas ativos, ou seja, é transformar pessoas que se interessam por seu produto em clientes potenciais de sua empresa.

E podemos dizer que “convertemos” quando: uma pessoa cadastra o e-mail para baixar um e-book, um guia, um infográfico; quando um possível cliente solicita um orçamento ou entra para a sua base de leads para ter acesso às publicações das suas newsletters.

Através de seu site isso pode ser facilitado, basta que você utilize as estratégias certas para conquistar cada vez mais público ativo. Para facilitar a sua vida, nós organizamos uma lista de dez dicas, fica ligado e aumente cada vez mais a sua cartela de clientes.

1. Defina seu objetivo

Para obter sucesso em qualquer área de sua vida é necessário que você defina objetivos e metas. Na internet, através do marketing digital, isso não é diferente. É fundamental que você tenha seus objetivos bem claros e definidos. Saber o que você quer, com qual finalidade, visando que tipo de público é fundamental para o sucesso e o bom andamento do seu site. Estabeleça esses objetivos de maneira clara e foque.

2. Invista em um design atraente

Você com certeza já ouviu a frase “A primeira impressão é a que fica”. Neste caso ela se encaixa perfeitamente bem. Seu site deve possuir um visual atraente à primeira vista. O internauta deve olhar para ele e gostar do que vê, deve sentir-se atraído a voltar ali e, também, recomendá-lo a outras pessoas. Leve em consideração a qualidade das imagens que você utiliza, a distribuição dos elementos, a navegabilidade e também garanta que seu site esteja disponível em diferentes plataformas, tais como desktop, mobile, tablets, aumentando ainda mais o seu alcance.

Um design atraente e de qualidade aumenta a chance de as pessoas se sentirem atraídos por ele. Em síntese ofereça um site limpo, com conteúdo útil e de fácil navegação. Lembre-se que um layout profissional lhe dará maior credibilidade diante de seu público e o tornará ainda mais bonito e convidativo.

3. Invista em técnicas de SEO

Quanto mais visitas o seu site tiver, mais conhecido ele será e, consequentemente, mais sua empresa será lembrada. Porém, para que um site seja bem visto pelo Google, facilitando para que sua página seja encontrada, é importante seguir algumas técnicas e utilizar ferramentas de SEO (Search Engine Optimization). Dentre essas técnicas podemos destacar algumas: ter um bom painel de palavras-chave; tem um conteúdo de qualidade; investir em relacionamentos com blogs parceiros; invista em links internos. Essas são apenas algumas das infinitas alternativas para facilitar que o público encontre o seu site.

4. Certifique-se de que seu site tem boa usabilidade

Oferecer uma navegação fácil é importante para o sucesso do seu site. Garanta que os seus clientes encontrarão o que buscam de maneira simples e prática. Oferecer um design atraente não quer dizer que ele precise ser complicado, pelo contrário, deve ser prático. Seus produtos e/ou serviços devem ser agrupados em categorias e subcategorias fazendo um sentido e facilitando a localização dos mesmos. Na hora de apresentar seus produtos opte por uma grade limpa, que seja de fácil visualização e leitura.

5. Utilize Call to action (Chamadas para ação)

Com relação aos botões que você disponibiliza em seu site é interessante testar tamanho, forma, cor, texto e posicionamento no layout. As palavras que você utiliza em seus botões também devem ser diferentes e atraentes, saírem do convencional e usual. Se diferenciar é fundamental, ofereça algo novo. Procure deixar seus botões de ação em locais estratégicos, por exemplo, botões de compra devem estar visíveis e em destaque em sua página de produtos, caso o cliente tenha interesse em consumi-lo encontrará facilmente.

6. Mantenha seu site atualizado

Quando você entra em um site hoje e daqui há uma semana visita-o novamente e tudo continua do mesmo jeito, você voltará novamente? Possivelmente a sua resposta foi não. Isso porque o consumidor gosta de novidades. Gosta de sentir-se atualizado sobre as últimas novidades de produtos e serviços oferecidos pela empresa. Nesse sentido, investir em um conteúdo de qualidade é primordial porque garante a fidelização de seus clientes, fazendo com que o retorno seja constante.

7. Invista no conteúdo

O conteúdo é uma das ferramentas fundamentais para o sucesso de seu site. Conteúdo relevante e de qualidade fazem a diferença. Na internet o conteúdo é essencial para atrair os internautas. Saber do que se está falando e as técnicas certas de como falar com seu público através do conteúdo é importante, por isso, caso não tenha habilidades textuais corretas para a internet, contrate alguém para fazer isso, mas não deixe de oferecer um bom conteúdo para quem visita o seu site, com certeza a sua credibilidade aumentará e muito.

8. Faça teste A/B

Primeiro vamos deixar claro o que é um teste A/B. Ele consiste em um teste que divide o tráfego de uma página na internet em duas versões: a atual e uma que é um desafio, para medir qual deles apresenta maior taxa de conversão. Esses testes oferecem um feedback real do mercado. É importante testar desde as imagens utilizadas em banners, as cores, títulos e botões. Qualquer detalhe de sua página pode passar por um teste AB, desde que realizado de maneira estruturada para conseguir apurar os resultados de maneira exata.

9. Facilite a comunicação

Ao visitar seu site o internauta deve ter acesso à todas as informações necessárias caso deseje realiza uma compra ou para executar qualquer ação que se faça necessária. Portanto, oferecer um site que ofereça uma comunicação eficiente é fundamental. Passe o máximo de informações possível, tanto sobre sua empresa, como sobre seus produtos e/ou serviços e como o cliente deve proceder para adquiri-lo.

Ofereça o máximo de detalhes e informações úteis, não permita que o visitante saia de seu site com alguma dúvida ou sem entender algum processo. Utilize uma linguagem clara e direta, cores atraentes, texto coerente, mantenha todas as etapas explicadas e disponíveis. Facilite a navegação de seu público fazendo com que ele se sinta em casa e totalmente à vontade, entendendo e conhecendo tudo que contém em seu site.

10. Senso de urgência

Fazer um bom trabalho criando desejo e demonstrando para seu cliente que ele fez uma boa escolha, pode ter certeza que a psicologia da conversão está trabalhando a seu favor.

Utilize o senso de urgência para encorajar o visitante a tomar a atitude agora, nessa mesma visita ao seu site. Ele não pode simplesmente ler seu conteúdo, achar interessante e deixar para depois. Listamos abaixo algumas táticas para criar esse senso de urgência, confere:

  1. Ofertas relâmpago;
  2. Colocar ao lado do produto uma quadro dizendo que só existem mais 2 produtos no estoque;
  3. Garantindo um valor mais baixo se for adquirido na hora;
  4. Email marketing com ofertas, por exemplo: última chance de ter nosso desconto de 20%;
  5. Cupons de desconto;
  6. Vagas limitadas;
  7. Entre outros.

Qual é sua taxa de conversão hoje? Qual é o seu objetivo de vendas esse ano? Ponha no papel quanto que precisa melhorar para atingir seu objetivo e corra atrás para conseguir.

Já que você leu até aqui, tenho certeza que está disposto mesmo a aumentar os resultados do seu site. Acesse este link e agende uma conversa com um dos especialistas aqui da Blu. Tenho certeza que podemos ajudar sua empresa a melhorar as vendas através do seu site!