5 dicas de como atrair clientes em tempos de crise

Tempo de leitura: 4 minutos

O ano de 2017 tem sido conturbado para a economia brasileira. Aumento na taxa do desemprego, alta do dólar, alta de juros, corrupção, são apenas alguns dos fatores que deixam os empresários de cabelo em pé, principalmente os jovens empreendedores que se sentem inseguros em abrir seu próprio negócio em um momento tão desfavorável economicamente.

O efeito negativo da crise vem sendo sentido em diversas empresas, principalmente no que diz respeito às vendas, que tem caído em um número considerável, uma vez que o consumidor está cada vez mais seletivo na hora de comprar. Mesmo em meio a uma nuvem negra existe uma luz no fim do túnel, as empresas podem aplicar algumas ações para atrair e garantir seus clientes em tempos de crise.

Nesta hora é importante ter um planejamento de gerenciamento de crise, visando preservar a imagem e a credibilidade de sua empresa. Para lhe ajudar listamos algumas dicas importantes de como atrair clientes. Fique de olho e comece a reverter a crise!

1. Conheça o cliente e suas necessidades

Antes de qualquer atitude é necessário conhecer bem o seu cliente. Entender quais são as suas necessidades e seus pontos fracos é fundamental para estabelecer uma relação de confiança. Saiba o que seus clientes esperam de sua empresa, esteja sempre em contato com ele e ouça-o, isso é primordial. O cliente, muitas vezes, consegue identificar problemas e até mesmo indicar possíveis soluções antes mesmo de você.

Em momentos de crise demonstre o quanto cada cliente é importante para você, facilite o processo de comunicação e estreite a relação com ele. Atitudes como essa passam mais credibilidade e segurança, o cliente não pode sentir a empresa insegura, caso contrário pode optar por outra. Garanta seus clientes e dê bons motivos para que novos clientes façam parte da sua rede. Demonstre-se aberto.

2. Informe, eduque e oriente seu cliente

O bom relacionamento com o cliente é importante no momento de crise. Você deve ajudá-lo. Mantenha-o sempre bem informado sobre tudo, demonstre controle da situação. Além de comunicar as más notícias e os problemas a serem enfrentados sugira alternativas de melhor reverter essas situações. Eduque seus clientes para que tomem ações de acordo com suas necessidades. Jamais, em hipótese alguma, deixe seus clientes sem assistência ou sem um retorno. Quando existem problemas como a crise manter seu cliente bem informado e a par de tudo é fundamental.

3. Melhore a gestão

Muitas empresas estão perdidas no mercado em que se encontram, isso demonstra que sua base não está sólida o suficiente para enfrentar momentos complicados como a crise. Neste sentido é necessário melhorar a gestão de sua empresa, para isso é essencial conhecer todos os processos de seu empreendimento e estar por dentro de tudo que está acontecendo. Comece questionando o atendimento que você oferece aos seus clientes, será que ele é adequado?

Compreenda a necessidade de seus consumidores e quais os problemas você deve ajuda-los a resolver. Estabeleça estratégias para conquistar novos clientes, analise o que você tem feito de errado e o que seu concorrente tem feito de certo, modifique essa relação com sua clientela visando cada vez mais garantir clientes satisfeitos.

Descubra as oportunidades em seu nicho de mercado e pesquise qual o momento certo para investimentos. Não esqueça de garantir que você tem ao seu lado uma equipe engajada e responsável que lhe auxiliará a enfrentar quaisquer sejam os problemas.

4. Monitore as mídias sociais

Esta deve ser uma ação constante, em tempos de crise, ou não. Mas em momentos de crise é fundamental que exista esse acompanhamento. Os clientes estão lá comentando, deixando dúvidas e possíveis clientes também visitam suas páginas nas mídias para se informar. Demonstre que a sua empresa se relaciona bem com sua clientela não somente no momento das vendas, mas também em situações delicadas como essa.

Esteja em constante contato com seu público, responda o mais rápido possível, tenha segurança em seu relacionamento, demonstre que sua empresa está preparada para enfrentar qualquer situação complicada.

5. Não deixe o cliente sem uma solução

Um dos grandes motivos da perda de clientes está na falta de resolução de problemas e no mau atendimento. Tenha uma postura séria e comprometida. Corrija suas falhas e problemas, peça desculpas aos seus clientes e resolva-os. Ter a segurança de trazer soluções aos clientes em momentos de crise colabora com a credibilidade e a imagem da sua empresa. Mesmo que o problema não seja resolvido de maneira prática e rápida dê ao cliente alternativas iniciais para a solução. Demonstre-se interessado e inteirado sobre o que está acontecendo e busque o quanto antes resolver qualquer que seja o problema.