5 formas de criar conteúdo diferenciado para o seu negócio

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Tudo bem que o conteúdo é a alma do negócio. Isso a maioria dos gestores e empresários que utilizam o marketing digital para ampliar o alcance ao público já sabe. Mas é importante ter a consciência que em termos de internet e redes sociais, as coisas mudam a passos largos e não dá para seguir a manada se quiser ter bons resultados. Conteúdo todo mundo anda produzindo, mas será que tudo o que as empresas colocam no ar tem qualidade?

Hoje muito se fala também de conteúdos enriquecidos, ou seja, que agregam valor de forma muito mais pontual, tem mais resultados em conversão e no engajamento de clientes e que fazem a diferença na vida de seus usuários. É um investimento de ótimo custo-benefício, funciona em longo prazo e que “dribla” a efemeridade dos meios digitais. Confira algumas dicas:

1) Varie o formato do seu conteúdo

É preciso, primeiramente, pensar no conteúdo planejado. Sem planejamento, não há continuidade e os custos do cliente serão sempre maiores. Mesmo quando trabalhamos com conteúdos enriquecidos, como, por exemplo, com formatos variados, é preciso que haja uma coerência e uma sequência coesa. Além disso, o planejamento implica na pesquisa aprofundada do público e das mídias, o que otimiza o investimento e direciona melhor as estratégias. Defina as principais palavras-chave e temas que seus artigos irão abordar.

Quanto à variação do formato, utilize diferentes tipos de mídias e de formatos de texto. Por exemplo, se já tem um blog corporativo com matérias frequentes, que tal inserir outras mídias entre o texto, como vídeos exclusivos e podcasts, para atingir públicos diferentes?

Outro ponto importante é focar no aprendizado e não na venda, escreva conteúdos que surpreendam seus leitores e incentive o compartilhamento social.

2) Ofereça ao público informações que vão além

Não tente expressar através de suas estratégias de marketing digital aquilo que os seus concorrentes ou o mercado estão produzindo. Você sabia que as empresas acabam sempre reproduzindo notícias e ideais que seus concorrentes têm feito, diferenciando-se pouco? Saia da superficialidade e ofereça informações de ponta sobre o seu segmento, sobre eventos que a sua empresa tem participado e priorize também estratégias diferenciadas para divulgar cases.

84% das pessoas de 25 a 34 anos abandonam um site favorito por causa de anúncios intrusivos e irrelevantes.

Outra prática muito utilizada por empresas é copiar notícias de outros sites e publicar no seu site, não faça isso! O “Panda Update”, atualização recente no algoritmo do Google penaliza sites que copiam conteúdo, e recompensa sites com conteúdo de qualidade visando a melhora nos resultados de pesquisa para o usuário. Além disso, a sua empresa quer assumir a posição de autoridade, não delegar essa posição para terceiros, certo?

3) Trabalhe com diferentes tipos de mídia

Não dá para pensar em fazer marketing digital de modo fragmentado. A sua empresa precisa utilizar diferentes tipos de mídias para se destacar em um mercado tão acirrado. Muitas pequenas empresas se acomodam em fazer apenas um tipo de campanha, usar um tipo apenas de rede social, fazer apenas um formato de anúncio. Saia da zona de conforto e integre diferentes formatos!

Se seu negócio for B2B, o Linkedin pode ser uma opção. Não esqueça de explorar a segmentação do público nas redes, foque no seu melhor perfil de cliente para ter mais chances de um ROI (Retorno Sobre Investimento) positivo.

4) Tire o público da zona de conforto

Se você sair a zona de conforto, poderá ter a capacidade de tirar o seu público do condicionamento e oferecer ainda mais. Para isso, considere essas estratégias:

  1. Foque na solução sempre, pois é isso o que as pessoas procuram;
  2. Faça o inesperado em todas as suas ações de marketing digital;
  3. Saiba quais são os assuntos preferidos pelo seu público;

As mídias sociais amplificam o tradicional boca-a-boca.

5) Explore outras linguagens

Peguemos como exemplo o seu blog corporativo: que tipo de textos você tem publicado lá? Sabia que há pelo menos 100 estruturas diferentes de textos entre as principais utilizadas em marketing digital. Isso sem falar no formato. Notícias, infográficos, artigos de opinião, matérias, releases, reviews, etc.: utilizando linguagens e formatos diferentes, tendo sempre foco na otimização (SEO), os resultados de ranqueamento e conversão podem ser até 70% maiores.