7 dicas para sua loja virtual vender mais

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As novas tecnologias têm cada vez mais aumentado o mercado virtual. Oportunizando praticidade e um alcance cada vez maior as lojas virtuais estão sendo utilizadas por inúmeras empresas. O comércio está se adaptando ao e-commerce visando alcançar esse novo perfil de consumidor conectado.

As lojas virtuais têm um grande diferencial com relação às lojas físicas: estão disponíveis 24 horas por dia. O cliente pode acessá-la em qualquer lugar, além disso oferece uma comodidade com a negociação online, evitando o deslocamento até a loja aumentando a facilidade de compra para quem não tem esse tempo disponível.

Mas as vendas online também necessitam ser bem pensadas e estruturadas, você precisa ter uma boa estratégia de marketing e saber como investir em uma loja virtual. Para isso nós trazemos até você sete dicas para sua loja virtual vender mais e, consequentemente, garantir e aumentar sua rede de clientes.

1. Estabeleça um bom pós-venda

As vendas virtuais, muitas vezes, passam uma certa insegurança ao consumidor. Por esse motivo a maioria dos clientes de e-commerce acaba realizando apenas uma compra online. Por isso é fundamental investir em pós-venda também no comércio virtual. Isso ajuda a garantir clientes mais frequentes que possivelmente podem se tornar fiéis ao seu produto e/ou serviço. Essa preocupação de contato com o cliente após a venda é muito importante, principalmente online, isso demonstra a preocupação de sua empresa com o cliente e com a sua satisfação.

2. Fidelize clientes

Diferente das vendas presenciais as vendas virtuais não oferecem uma relação direta do consumidor com a empresa. A compra é feita totalmente online e o cliente, muitas vezes, nem sabe com quem está negociando a compra. Por isso para garantir que o cliente volte a comprar em sua loja virtual é necessário cumprir com os prazos de entrega e oferecer um pós-venda de qualidade para garantir a fidelização de seus clientes.

Conheça o perfil de seus clientes virtuais, aumentando as chances de fidelidade e assim você pode enviar emails ofertando o que ele gosta estreitando ainda mais essa relação de confiança.

Segundo o levantamento do Google, em 5 anos, o e-Commerce no Brasil deve representar 9,5% do mercado, resultado de um crescimento de 12,4% ao ano, começando já em 2017.

3. Invista em SEO

É praticamente impossível aumentar as vendas da sua loja virtual sem uma estratégia consistente de SEO. Uma infinidade de lojas estão aderindo dia a dia o comércio virtual e quanto mais acontece essa migração, maior fica a concorrência. Neste sentido é importante se destacar e ser encontrado com facilidade, coloque sua loja nas primeiras posições do Google.

Outro ponto interessante é ter um Blog, se você ainda não tem um, crie! Você já deve ter ouvido a frase “conteúdo é rei”,  no blog você pode escrever artigos utilizando as palavras-chaves que quer melhorar seu ranqueamento, quanto mais conteúdo de qualidade você escrever no seu blog, melhor vai ser seu posicionamento no Google.

4. Divulgue

Qualquer que seja o comércio precisa ser visto e conhecido para obter sucesso. O público precisa conhece-lo e saber o que você oferece e na web isso não é diferente. Para que sua empresa seja reconhecida e procurada a divulgação é fundamental. Invista em marketing digital, em emails marketing e dispare campanhas e ofertas aos seus clientes, utilize também as redes sociais e as plataformas de anúncios. Outra opção para colocar a sua loja no “mapa” são as campanhas de links patrocinados, como o Google Adwords, para que você esteja nos resultados pagos de buscas aumentando as chances de ser encontrado.

5. Otimize suas Landing Pages

Agora você já atraiu o cliente para sua loja e ele chegou na página de conversão (landing page), uma ótima prática é remover tudo que pode tirar a atenção do usuário e faça ele desistir/perder o foco na ação que você quer que ele faça (comprar, baixar material). Sua landing page deve ter uma chamada para ação (call to action) chamativa, colorida e objetiva, não esqueça do senso de urgência e que descreva bem o que está sendo oferecido. Todas as informações importantes devem estar abaixo.

6. Relacione-se com seus clientes

O bom relacionamento com seus clientes é fundamental para o sucesso de qualquer negócio. Ninguém voltará a comprar em uma loja em que não se sinta bem e com atendimento de qualidade. Nas vendas online isso é ainda mais importante uma vez que a sua relação com seus clientes será feita através da web, sem o contato presencial.

Invista em estratégias de e-mail marketing enviando campanhas relevantes para seu público. Isso fará com que você melhore sua taxa de conversão. Além disso, garanta que sua loja tem um layout adaptável para qualquer dispositivo/tamanho de tela.

86% dos usuários de smartphones fazem pesquisas de compras no smartphone.

Entenda seu público e o que eles estão procurando ao fechar negócio com você, é necessário analisar seu público, criar conteúdo relevante, organizar um cronograma e manter consistência.

7. Utilize o sistema de Recuperação de Carrinho

Através da Recuperação de Carrinho você pode descobrir o motivo de uma compra não ter sido convertida. Sendo assim poderá entrar em contato com o seu cliente que chegou até o processo final de comprar, colocando o produto no carrinho mas não convertendo.

Com o acesso a essas informações você tem um controle maior das vendas que não foram efetivadas e pode entrar em contato com o cliente através do e-mail oferecendo uma oferta especial incentivando a compra do seu produto e/ou serviços.