Como divulgar minha empresa com a ajuda dos meus clientes?

Tempo de leitura: 8 minutos

O sonho de qualquer empreendedor é certamente vender cada vez mais os seus produtos ou serviços. Mas, para que as vendas possam alavancar é preciso, primeiramente, acreditar no seu negócio. E, em seguida, buscar sempre formas inovadoras de divulgação.

Muitos empresários, mesmo com experiência na divulgação de seus próprios serviços ou produtos ainda se questionam sobre onde, como e quando devem divulgar sua empresa para que possa ficar cada vez mais conhecida.

Imagine fazer a divulgação de serviços de sua empresa com a ajuda de seus próprios clientes? Quer saber tudo a respeito do assunto? Então continue acompanhando nosso artigo, que hoje trará algumas dicas valiosas.

Comece focando no marketing boca a boca

Você deve estar se perguntando: “Mas como divulgar minha empresa com a ajuda dos meus clientes? Terei que pagá-los?”. Bem, de certa forma, sim! Mas, será um pagamento recíproco onde ambos ganham.

Atualmente, as formas de divulgação são inúmeras como, por exemplo, fazer marketing em redes sociais, criar banners, fazer campanhas, entre tantas outras formas de publicidade. Entretanto, em algumas situações, o empresário não quer dispor verba para investir em marketing, ou em algumas situações, está apenas começando o seu próprio negócio.

Para tanto, existe o marketing boca a boca, que é uma maneira eficaz e praticamente gratuita de fazer propaganda. O marketing boca a boca, pode ter efeitos positivos, como também negativos. Isso vai depender muito do seu desempenho perante ao cliente.

A divulgação de serviços por meio do marketing boca a boca proporciona efeitos extraordinários, uma vez que, os consumidores tendem a confiar muito mais na opinião de outros consumidores, do que muitas vezes, nas próprias propagandas criadas pelas empresas que fornecem os serviços.

Portanto, a experiência que um cliente teve na sua loja, tanto física quanto online, vai surtir efeitos. É aí que você precisa ter o famoso “jogo de cintura”, pois se você oferecer um tratamento especial e entregar um produto ou serviço de qualidade, o cliente sentirá que suas expectativas foram atendidas.

Com as expectativas supridas, ele tende a fazer marketing boca a boca positivo ao seu respeito. Do contrário, se, por exemplo, ele não recebeu um bom atendimento, ou se houve problemas com suas compras, ele obviamente fará reclamações em sites como o “Reclame aqui”, por exemplo, falará mal de sua empresa nas redes sociais, entre tantos outros danos que ele poderá causar a sua empresa.

Para cada consumidor insatisfeito que reclama, 26 permanecem em silêncio – White House Office of Consumer Affairs

É sempre importante lembrar que um consumidor satisfeito trará alguns clientes para a sua loja. Mas, um consumidor insatisfeito pode sim levar um estabelecimento a ter sérios prejuízos. Isso significa que as experiências negativas sempre levam a danos e, muitas vezes irreversíveis. Portanto, fique sempre atento com o atendimento oferecido aos seus clientes!

Qualidade no atendimento

Mas, como a divulgação de serviços pode ser feita pelos meus clientes? Em primeiro lugar, como já dito anteriormente, é preciso focar na qualidade do seu atendimento. Quanto mais o cliente se sentir satisfeito, mais ele tende a consumir os seus produtos e ainda indicar o seu estabelecimento para outras pessoas.

É importante deixar claro que as pessoas gostam de sentir-se únicas e especiais. Mostre então que se preocupa com cada um de seus consumidores. Trate-os pelo nome ou como gostariam de ser chamados (pode ser por apelido), mas cuidado para não tornar o relacionamento muito íntimo.

Ao criar esse elo de confiança, o cliente se sentirá mais confortável em comprar com você. Dessa forma, seu estabelecimento será sempre o primeiro nome que virá à mente dele, quando alguém perguntar sobre os serviços ou produtos do seu segmento.

Quando o cliente quiser tirar dúvidas ou fazer perguntas sobre determinados produtos ou serviços, mostre-se interessado e tente responder o mais breve possível, propondo sempre uma solução para o cliente. Seja aberto para ouvir o cliente! Jamais deixe-o sem resposta, isso pode ser encarado como uma atitude esnobe de sua parte.

Se você ainda não está convencido de que investir em atendimento é essencial para qualquer negócio, confere alguns dados que separamos:

  • 60% dos consumidores já tiveram a intenção de fazer uma compra, mas desistiram por causa do mau atendimento – American Express
  • 58% nunca mais voltam a usar uma empresa depois de uma experiência negativa – NewVoice
  • 66% dos consumidores que trocaram de marca fizeram isso devido a um atendimento ruim – ThinkJar
  • É de 6 a 7 vezes mais caro conquistar novos clientes do que manter um cliente atual – White House Office of Consumer Affairs
  • Um cliente é 4 vezes mais propenso a comprar de um concorrente se o problema é relacionado a atendimento do que a preço ou produto – Bain & Co.
  • Principais razões para perder um cliente: 1. Cliente se sentir mal tratado; 2. Incapacidade de resolver o problema de forma ágil – RightNow
01 hora de consultoria de Marketing Digital gratuita!

Nossa equipe está em prontidão para analisar gratuitamente o Marketing Digital da sua empresa e fornecer algumas orientações estratégicas para ajudá-la a impulsionar o tráfego, gerar leads e aumentar as vendas.

Pedir consultoria

Essa é uma das dicas de hoje! Continue acompanhando o artigo e fique por dentro de mais algumas novidades que separamos.

Como divulgar minha empresa com a ajuda dos clientes?

Descontos

Além de oferecer sempre qualidade e eficácia no atendimento é importante proporcionar sempre descontos nas compras dos seus clientes. Mesmo que o desconto seja pequeno, o cliente certamente sentirá a sensação que ganhou algo, e que de certa forma, você fez algo por ele.

Ao perceber que arrematou um produto ou serviço por um valor mais barato, ele poderá contar a experiência para amigos, familiares, postar nas redes sociais e até mesmo em uma descontraída conversa na fila do supermercado, fazer surgir o nome do seu estabelecimento. Essa, portanto, é outra tática de fazer com que seus clientes passem a fazer a divulgação de serviços.

Promoções e prêmios

Além de oferecer descontos nas compras, você também pode fazer promoções com produtos de venda mais difícil ou aqueles que já estão há tempos no estoque. Essa é outra forma de mostrar aos clientes que eles só tendem a ganhar quando consomem algo da sua loja.

Aproveite também para fidelizá-los. Você pode criar um cartão fidelidade, no qual o cliente ganha um carimbo a cada compra acima de um valor estipulado, por exemplo. E o prêmio deve ser equivalente ao que o cliente gastou.

Os incentivos são maneiras de fidelizar os clientes. Você ainda pode oferecer brindes, como canetas, chaveiros, imãs de geladeiras, entre tantos outros itens que possam ter alguma relação com o seu negócio.

Compartilhe ideias

Converse bastante com seus clientes, pois além de deixa-los mais à vontade, você ainda pode perceber os hábitos de consumo e o que mais agrada cada um deles. Aproveite para explorar informações que sejam relevantes para o seu negócio, mas seja discreto!

Além disso, conte sobre sua trajetória e que sem a ajuda dos clientes você não chegaria tão longe! Eles sentirão motivados devido ao sucesso do seu empreendimento. E provavelmente vão espalhar essa informação, mesmo que de maneira informal, ou em uma breve conversa com algum conhecido.

É sempre importante ressaltar que, ainda que os clientes passem a fazer o marketing boca a boca do seu negócio, você ainda deve continuar investindo pesado nas redes sociais, nas propagandas e na interação online com os clientes. Esse compilado de esforços vão lhe ajudar a crescer cada vez mais.

Que tal colocar essas dicas em prática?

Com todas essas dicas mostradas acima, é possível perceber que ambos ganham (o cliente e o proprietário do negócio), e o cliente sequer percebe que está promovendo a sua marca. Com proficiência no atendimento, atenção especial ao cliente, e oferecendo produtos e serviços de qualidade, você muito provavelmente terá sucesso crescente em suas vendas e como consequência, seus lucros tendem a aumentar consideravelmente. Pode apostar!

Que tal fazer um teste ainda hoje? Você pode começar por oferecer treinamento para os seus funcionários, e também promover bonificações, por exemplo, uma vez que a equipe de atendentes também precisa estar satisfeita. Somente assim, é que vão realizar um atendimento qualificado.

Como você faz a sua divulgação de serviços? Já pesquisou se seus clientes estão satisfeitos com a sua marca? Faça um comentário no nosso post a respeito do assunto. Em caso de dúvidas, sugestões ou até mesmo esclarecimentos entre em contato conosco! Ficaremos felizes em poder atendê-lo.