Inbound Marketing x Outbound Marketing: entre o novo e o velho

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Você sabe o que é Inbound Marketing e qual sua função? Inbound Marketing nada mais é do que o “novo marketing”. Estratégia que tem como base ganhar o interesse das pessoas em vez de comprá-lo.

Em contrapartida temos o Outbound Marketing, o marketing tradicional ou “velho marketing”, por sua vez tem como principal objetivo trazer clientes oferecendo serviços ou produtos. A ideia é ir atrás do cliente ativamente e não necessariamente gerar o interesse genuíno desse possível cliente na sua empresa.

No Inbound o primeiro passo é a elaboração de um bom planejamento. É preciso ter claro que na nova concepção de marketing o processo de vendas é encarado como um funil que te levará à conversão.

Elenque as plataformas e estratégias, em cada uma delas uma abordagem diferente precisa ser usada para garantir a atenção do seu público- alvo. Você deve estar se perguntando como alcançar isso, não é mesmo? Mas acalme-se, o que parece complicado é muito mais simples do que você imagina. Imagine-se como um cliente.

93% dos processos de compra começam com uma busca online.

Você possivelmente não comprará algo que não conhece. Portanto é fundamental nutrir o seu público com informações relevantes que irão engajá-lo a seguir em frente no interesse pelo seu produto ou serviço. É aí que entram as estratégias citadas anteriormente, entre elas podemos destacar o Marketing Conteúdo, o Vídeo Marketing ou o E-mail Marketing. Através dessas ferramentas é que você irá cativar o seu consumidor. Isso auxilia para que ele, de maneira espontânea, procure por seus produtos/serviços.

Pesquisas indicam que hoje cerca de 60% do processo de compra está feito quando o consumidor entra em contato com vendedor.

O poder está na mão do consumidor, ele não quer mais ser bombardeado por propaganda, temos que usar a Internet para oferecer conteúdo de valor para ele e conquistar a sua atenção e curiosidade. É preciso ser relevante!

Enquanto isso, o Outbound Marketing aparece com uma abordagem mais agressiva. Ela é movida, principalmente, pelo departamento de vendas sem se preocupar com essa relação descontraída com o cliente. O telemarketing é um exemplo claro disso. O que não quer dizer que não seja uma estratégia positiva se utilizada da maneira correta e aplicada no momento oportuno. E, ao contrário do que se pensa, ainda existem muitas empresas que utilizam desse “velho” marketing.

Embora, para isso, seja exigida uma estrutura muito maior, essas estratégias também funcionam e trazem resultados mesmo que o nível de rejeição seja grande nesse tipo de abordagem.

Entre o Inbound ou o Outbound é importante conhecer o seu público-alvo e saber que estratégia se enquadra melhor, mas é bom manter a opção do Inbound Marketing. Além de seus custos serem menores e a sua abordagem mais suave, o perfil do consumidor está cada vez mais exigente e questionador e quanto mais conteúdo de qualidade você oferecer maiores serão as chances de garantir a sua rede de clientes. As redes sociais geram 100% mais Leads comparando com estratégias de Outbound Marketing.

Para tirar algumas dúvidas nós elaboramos para você uma lista com duas diferenças básicas entre essas metodologias:

Comunicação direta x indireta:

A mais clara diferença entre os dois é a maneira como a comunicação é trabalhada e qual o impacto ela causa no consumidor.

Quer ver na prática? Você está lendo um jornal e no meio do texto aparece outro conteúdo, ou então você está assistindo ao seu jogo e é interrompido com os comerciais repletos de “informação”. Isso é Outbound, é uma comunicação direta com o público-alvo. O contato é massivo e amplo, inúmeras pessoas podem ser atingidas ao mesmo tempo.

Por outro lado, o Inbound oferece um contato indireto por meio da utilização de conteúdos atrativos. O cliente tem a sensação de que você estará preparado para atender a demanda dele quando decidir te procurar. Para isso você deve estar pronto e aparecer nas buscas da internet com o conteúdo de qualidade e adequado ao seu público. Afinal a rede nos possibilita isso, pesquisar e aprofundar-se sobre o que consumiremos.

Custos:

Nesse quesito o Inbound Marketing, mais uma vez, sai na frente. Em um momento de instabilidade econômica o que mais queremos é economizar, não é mesmo? O Inbound Marketing garante estratégias mais baratas e que oferecem um retorno sobre investimento (ROI) muito melhor. Você consegue mensurar exatamente quanto cada centavo investido converteu em vendas para a sua empresa.