Marketing no Instagram: os primeiros passos para ter sucesso

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Navegar nas redes sociais é um hábito comum entre as pessoas, ainda mais na era digital. Segundo uma pesquisa realizada pelo Ibope Inteligência, 90% dos internautas de todo o país com idades entre 15 e 32 anos, costumam navegar todos os dias na internet nas redes sociais como WhatsApp, Facebook, Instagram, Youtube, twitter, entre outras redes.

Desses 90%, 86% costuma também realizar outras atividades comuns como buscar informações na web, por exemplo. Acompanhar notícias, assistir vídeos, ouvir música e trocar e-mails, também são atividades exercidas pelos navegantes.

O meu site deve ser responsivo?

É importante ressaltar que boa parte dos acessos às redes ocorre em dispositivos móveis. Portanto, quando um site é criado, por exemplo, ele deve ser responsivo. Um site responsivo é aquele que se adequa à tela do seu smartphone, tablet, entre outros.

Essa readequação tem como função reposicionar os elementos do site, a fim de mantê-lo com uma rolagem vertical apenas, e fazer com que não tenha a barra inferior (horizontal) de rolagem. Além disso, o site abrirá com maior facilidade e ainda mantém as características visuais do site, como se ele estivesse aberto em tela cheia.

Ter um site responsivo é extremamente vantajoso para as empresas, uma vez que os internautas podem visualizá-lo com mais fluidez, e como resultado tendem a ficar por mais tempo navegado no seu site.

Instagram é a terceira rede social mais utilizada

É válido deixar claro que, como os acessos às redes ocorrem mais em dispositivos móveis é preciso estruturar as suas campanhas, sites e toda a comunicação para esses tipos de tela também.

Segundo uma pesquisa realizada pela empresa Conectaí com 2.000 internautas em junho de 2017, é possível saber que o WhatsApp é usado por 91% dos internautas brasileiros. Sendo, portanto, o maior meio de comunicação entre a população.

Em seguida, o Facebook com 86% de usuários ganha o segundo lugar no ranking de redes sociais mais utilizadas pelos internautas brasileiros. Em terceiro lugar com 60% temos o Instagram.

Seguida pelo Messenger (59%), Twitter (28%), Skype (25%), Snapchat (18%), Pinterest (15%), Telegram (10%) Tumblr (5%), Outros Apps de redes sociais (3%) e (apenas 1%) não tem app de redes sociais.

Com toda essa margem de números é possível criar campanhas ideais para cada uma dessas redes e ainda com mais alguns dados obtidos através de fontes confiáveis, atingir o público correto.

7 dicas para se destacar no Instagram

O Instagram aparentemente é uma ferramenta de diversão para postar fotos. Mas, se utilizada da maneira adequada, é possível atrair um intenso fortalecimento para a sua marca e ainda promover a fidelidade do cliente com eficácia.

Veja agora como usar essa rede social a seu favor:

Dica 1: Tudo original

Em primeiro lugar é preciso ser honesto com suas publicações, ou seja, você deve postar fotos originais do produto ou serviço que está comercializando. Fuja de imagens carregadas de textos, ou fotos que não mostrem de fato como é o seu produto.

Uma boa dica é mostrar como seu produto é feito, coloque o passo-a-passo, por exemplo, isso estimula a curiosidade dos internautas. Se você é uma prestadora de serviços, mostre como esse trabalho é executado. O segredo é mostrar realismo no que se está oferecendo.

Dica 2: Promoções

Um boa estratégia no Instagram está atrelado também às promoções e concursos. Essa é uma forma interessante e barata para interagir com seus clientes em potencial. Seus seguidores podem se fotografar experimentando seus produtos, por exemplo.

Após postarem na rede, você escolhe as melhores e presenteia os sortudos com algum brinde. Dessa forma, eles vão divulgar sua marca/produtos/serviços, só que de uma forma descontraída e ainda saem ganhando.

Dica 3: Onde você está?

Diga aos seus seguidores qual a sua localização. As pessoas podem conhecer melhor o espaço que armazena seus produtos. Para fazer isso é bem simples! Em suas imagens, além da legenda, basta fazer o uso da geolocalização.

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A Starbucks, por exemplo, faz uso desse recurso. Em suas ações locais, o perfil usa a geolocalização para indicar as suas lojas e o que estão fazendo no momento. Para proporcionar mais credibilidade para a sua empresa é possível também registrar a presença da empresa em palestras ou eventos.

Dica 4: Imagens + Texto

Algumas empresas acreditam que essa tática fica carregada para os usuários que vão ler. Mas, se feito de modo sútil, tende a surtir resultados satisfatórios. As imagens acompanhadas de texto podem render inúmeros compartilhamentos.

Aposte em frases de efeito, mas que sejam curtas. Tente atrelar sua marca a alguma celebridade (desde que seja autorizada, ou de cunho público). Tal tática certamente vai lhe trazer bons efeitos.

Lembre-se sempre: que por mais que você queira chamar a atenção é preciso criar layouts limpos. Assim você não cansa o leitor, e por incrível que pareça, é mais fácil ele ler algo simples do que totalmente carregado!

Dica 5: Estrelas

O Instagram permite que você transforme seus seguidores em estrelas. Quer saber como? Veja: Escolha um seguidor por dia e faça uma menção a ele, assim como se faz no Twitter.

Essa estratégia é infalível e gera o famoso boca a boca, uma vez que as pessoas gostam de sentir especiais, ainda mais, quando uma marca decide mencionar seu nome. A @Sharpie é um grande exemplo disso.

A marca costuma mencionar usuários que fazem desenhos criativos utilizando suas canetas. Com essa tática, a empresa conseguiu atrair mais de 39 mil seguidores no Instagram.

Dica 6: Uso de hashtags

As #hashtags determinam o assunto da postagem. Elas costumam trazer grande exposição às fotos, o que é extremamente benéfico no momento da divulgação do seu produto ou serviço. Sendo uma das melhores estratégias para que os usuários possam encontrar o seu perfil.

Lembrando que: o seu perfil precisa ser público. Do contrário, todo o seu esforço será em vão. Para não ficar carregada de informações, utilize apenas as hashtags que tem maior ligação com a publicação que você está fazendo. Cuidado para não exagerar!

Outra novidade é que a poucos dias o Instagram lançou um recurso que te permite seguir hashtags, agora ficou ainda mais fácil se manter conectado com os seus interesses e paixões.

Dica 7: Vídeos

Diferente do Youtube, o Instagram permite vídeos curtos de 60 segundos apenas. Sendo assim, você terá somente esse tempo para transmitir a sua mensagem. Sua ideia precisa ser passada de forma rápida e criativa.

Pense em algo interessante e que seja eficaz para o seu negócio. Se nada chamar a atenção, ou se o vídeo estiver mal feito, o usuário provavelmente assistirá só alguns segundos.

Qual melhor horário para fazer minhas postagens?

Para que a sua estratégia decole é preciso descobrir qual o melhor horário para as postagens. Geralmente, os horários dessa rede são das 17h às 18h, em horários de semana. Já nos fins de semana fica entre as 13h e 18h.

Com as postagens constantes é possível perceber e analisar em quais horários seus seguidores costumam interagir mais. Aposte no marketing no Instagram e conquiste muitos seguidores.

Você costuma utilizar qual rede social para fazer marketing? Faça um comentário no nosso post nos conte um pouco da sua experiência.