O que é CRM e qual a importância dele para seu negócio?

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Utilizado para referenciar a administração do relacionamento do cliente com os Leads, o Customer Relationship Management (CRM) representa a integração dos processos e tarefas da empresa. Ele vai desde a prospecção até a venda tudo isso organizado em um software que organiza e automatiza todos os processos. Oferece economia de tempo além de agilidade de comunicação e aumenta o potencial de sua empresa e, consequentemente as vendas e também o lucro.

O sistema ajuda a sua empresa a reunir todo o conhecimento coletivo sobre os clientes que possui, colocando-o em um lugar onde possa ser aproveitado por todos os funcionários por meio do uso de um conjunto variado de ferramentas. Alinha estratégias de negócio com a cultura organizacional, informação sobre o cliente e tecnologia. Está em dúvida sobre a efetividade do CRM? Então acompanha as dicas de vantagens que preparamos para você:

Integra o cliente à empresa

Ele passa a participar do processo de desenvolvimento dos serviços e/ou produtos. A partir das preferências do seu cliente você poderá adequar a sua atuação conforme o que ele espera da sua empresa. Poderá assim adaptar sua atuação e isso facilitará o processo de inovação e desenvolvimento de novos produtos e serviços. O seu público é sempre o melhor termômetro do que está certo e o que precisa ser melhorado, portanto, nada melhor do que tê-lo inserido na construção da identidade da sua empresa. Além disso, ele se sentirá mais participativo e melhor representado.

Permite à empresa conquistar o mercado com menor custo

O CRM possibilita uma customização, ou seja, permite responder de forma individual as necessidades de cada cliente. A partir da integração com ele você consegue identificar o que cada um deseja e de que maneira. Dessa forma poderá atende-lo melhor e oferecer exatamente o que ele procura. As chances de satisfazê-lo enquanto consumidor e garantir a fidelidade à sua empresa são muito maiores. Afinal de contas, quem não gosta de sentir-se exclusivo para a empresa não é mesmo?

Quanto mais atenção você der ao que seu cliente deseja maior será a sua satisfação. E o melhor de tudo é que esse relacionamento é feito com baixos custos.

Mantém um canal permanente de comunicação

É uma maneira de criar e sustentar um relacionamento efetivo com seus clientes, fornecedores e o público interno. Com essa comunicação continuada você estará sempre por dentro do que seu público acha das mudanças e inovações e como você poderá melhorar isso ao decorrer do tempo. O mesmo ocorre com os seus fornecedores. Você poderá otimizar esse contato e facilitar todos os processos.

Transforma produto em serviço e serviço em produto

Isso cria um valor superior para o cliente, conquistando e mantendo uma posição competitiva francamente favorável. Isso ocorre porque tendo o contato facilitado tanto com o cliente como com o fornecedor você consegue compreender como melhor ajustar os seus serviços e/ou produtos e modifica-los para melhor atender o seu público-alvo, aumentando assim as suas vendas e, consequentemente sua lista de clientes e seu retorno financeiro.

Relacionamento é a palavra-chave que se tornou um divisor de águas para as empresas em um cenário tão competitivo. Independentemente do segmento, é fundamental ter uma estratégia precisa para se destacar e alcançar resultados, não perca tempo, agora que você já sabe o que é um CRM, potencialize seu trabalho de marketing e vendas!