O que é SEO?

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O termo SEO é uma abreviação da expressão em inglês “Search Engine Optimization”. Tal estratégia que tem como propósito otimizar um site para que ele possa ser encontrado com mais facilidade pelos mecanismos de buscas do Google e outros buscadores.

É válido ressaltar que os três primeiros resultados de buscas na internet são os mais clicados pelos usuários. Isso significa que sua empresa precisa estar entre estas colocações para obter o maior número de visualizações e cliques possíveis.

Estatisticamente falando, 91% das pessoas sequer chegam até a segunda página de buscas do Google. Somente 3% dos usuários navegam na segunda página, o que é considerado um número extremamente baixo e insuficiente para o engajamento do seu negócio.

O principal objetivo do SEO, é aumentar o volume do tráfego orgânico (não pago) e garantir mais visibilidade para as páginas na web.

Quando bem utilizadas, as técnicas de SEO tendem a gerar resultados surpreendentes. Ao iniciar uma campanha de otimização, por exemplo, é possível notar que a quantidade de visitas em seu site tem aumentado, o que é relativamente benéfico para o empreendedor.

Conteúdo relevante

Para chegar no topo do Google é preciso seguir alguns passos. Mas, hoje iremos falar sobre uma etapa muito importante, que poucas pessoas se atentam, que se resume basicamente na criação do conteúdo.

O conteúdo é rei e isso deve ficar claro. Uma página sem conteúdo relevante é uma página ineficaz. O usuário precisa acessar seu site e encontrar o que ele busca, ou pelo menos algo que resolva o problema dele.

Se o seu site vende produtos de beleza, por exemplo, você pode criar conteúdos sobre tendências, moda, melhores marcas de rímel, tonalidades de batom para cada tipo de pele, entre outros conteúdos importantes.

Dessa maneira, você consegue aumentar o tráfego na sua página, consegue mais leitores e ainda não passa àquela impressão de quem só quer vender os produtos. A partir do momento em que o usuário encontra variadas informações sobre o nicho desejado, ele tende a retornar mais vezes ao seu site e ainda tem maior probabilidade de indicá-lo para mais pessoas.

Além de criar conteúdos relevantes. Veja abaixo mais algumas dicas para chegar ao topo do Google com a ajuda do SEO.

  • Atender aos pré-requisitos do Google;
  • Controle das visitas feitas no seu site;
  • Avaliação e desempenho do seu site;
  • Analise das métricas de conversão do site;
  • Ser autoridade no tema que o seu site propõe;
  • Integração com as redes sociais;
  • Definição do público-alvo do site para criar conteúdo adequado.

Orgânico x Pago

É fundamental entender como o Google funciona para elaborar uma estratégia assertiva de SEO.

Para elaborar uma estratégia assertiva de SEO é preciso entender como o Google funciona. As buscas são divididas em dois grupos: os resultados orgânicos (gratuitos) e os resultados pagos.

Como mostramos na imagem acima, os resultados pagos estão dentro da caixa vermelha, para ocupar esses espaços as empresas pagam por clique através de uma ferramenta do próprio Google chamada Google Adwords.

Logo abaixo desses resultados pagos encontram-se os orgânicos, que estão dentro da caixa azul.

Os sites dentro da caixa azul são definidos pelos robôs do Google de acordo com o nível de relevância e autoridade que apresentam.

93% de todo o tráfego vem de um mecanismo de busca.

Conclusão

Como você pôde perceber otimização de SEO é um assunto extremamente importante para quem está em busca de visibilidade online, o Google considera diversos fatores, porém nem todos são divulgados e, além disso, estes mudam com certa periodicidade. Entre eles, se enquadram aspectos como código semântico, idade do domínio, quantidade e qualidade de links apontando para o site, velocidade de carregamento da página, entre tantos outros fatores.

Para tanto, a técnica assim como a estratégia, são elementos cruciais para ranquear suas páginas no Google. E isso só poderá ser obtido através de um trabalho bem feito. É importante lembrar que empreendedores de sucesso buscam sempre realizar ações que possam gerar maior tráfego para os negócios. E para atraírem mais clientes e obterem resultados satisfatórios, eles investem em empresas especializadas no assunto.

Faça o mesmo, coloque sua página no topo das buscas com as técnicas de SEO. Você já realizou alguma otimização de site? Comente abaixo como foi sua experiência e se você obteve os resultados esperados!