Planejamento de Marketing Digital – Como fazer?

Tempo de leitura: 2 minutos

O marketing digital é uma área estratégica do seu negócio. E assim como outros setores, requer um planejamento aprofundado. Muitas pessoas ainda têm a mentalidade de que usar as redes sociais ou mídias digitais para atingir o público é algo complementar. E isso está longe de ser verdade. É preciso ter muito planejamento para que os resultados possam ser garantidos.

Impulsividade e desorganização não combinam com o marketing digital. Mas qual será a maneira certa de planejar as ações de marketing do seu negócio? Confira como o marketing digital pode ser um aliado importante e um ótimo investimento para conquistar resultados mais consistentes para a sua empresa. Veja algumas dicas!

Planejamento de marketing digital

Pesquisa: Este é o ponto de partida antes mesmo de compor o planejamento. A pesquisa deve ser bem similar com a realizada em ações de marketing comum, com foco nos objetivos, o cenário (concorrência, segmentação, linguagem adequada, etc.), definição do público-alvo com as suas peculiaridades. É uma fundamentação do seu planejamento.

Escopo do planejamento e plano de ação: É o documento do seu planejamento de marketing e também o layout do que será realizado. É o planejamento propriamente dito e o plano de ação. Nele constam cada etapa do planejamento, os envolvidos das ações, o orçamento, o cronograma, o estudo do problema e das soluções.

Execução: É quando a equipe coloca a mão na massa. É a parte de ação do planejamento. É dividida por etapas bem definidas pelos especialistas e envolve uma equipe interdisciplinar.

Mensuração dos resultados: Todo projeto possui formas de avaliação dos resultados. Em marketing digital, há muitos meios de fazer isso, como o Google Analytics por exemplo. Com estas informações, o cliente e o profissional de marketing digital podem tomar decisões mais assertivas para os próximos projetos ou para a continuidade das ações já iniciadas.

Contrate especialistas – Você não precisa ter uma equipe dedicada ao marketing digital para ter sucesso. Basta escolher uma agência e bons consultores que tenha experiência e saiba lidar com os diferentes recursos e ferramentas nesta área. A partir de uma pesquisa extensa, cria-se o planejamento para a empresa – por período ou por campanha. O planejamento de marketing digital permite analisar o comportamento do público-alvo, definir as atividades realizadas pela concorrência, definir propósitos e metas, prever o ROI – Retorno do Investimento, segmentar o público-alvo, etc. Não há espaço para amadores!

Gostou da matéria? Tem dúvidas sobre o planejamento de marketing digital? Entre em contato com um dos nossos consultores e agende uma consultoria grátis.