Vender no Facebook – Como ter os melhores resultados

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Quem ainda não possui estratégias para o seu negócio que envolvam as redes sociais e, em particular, o Facebook, deve rever as suas prioridades. Isso porque o Facebook, além de ser a plataforma social mais importante da internet, é a principal rede social voltada a negócios, já que possui diversas ferramentas e funcionalidades voltadas ao comércio e marketing digital. Desta forma, é possível vender no Facebook todo tipo de produto ou serviço diretamente na plataforma, com baixo custo, bastando para isso algumas técnicas e direcionamentos.

O público que utiliza as redes sociais

Você já parou para pensar quanto tempo uma pessoa passa conectada à internet? E nas redes sociais? As empresas não apenas pararam para refletir como a cada dia criam nova estratégias para vender no Facebook e em outras mídias sociais, deixando os seus concorrentes para trás.

Quanto ao público brasileiro, segundo uma pesquisa, passaria cerca de 650 horas mensais e 1/3 do seu dia na internet, executando atividades como compra, vendas, interação com amigos e seguidores, se informando, estudando e aprendendo, compartilhando ideias, etc. Isso quer dizer também que até 2015, 43% dos brasileiros passavam a maior parte de suas vidas na internet e nas redes sociais.

Logo, para vender mais ou para vender no Facebook, é preciso que a empresa conheça as estratégias certas e o comportamento destes públicos nestes meios digitais, para que tenha os melhores resultados.

Como vender no Facebook e ter sucesso?

Vejamos algumas dicas gerais sobre como potencializar as suas vendas pelo Facebook:

  • Planejamento: O planejamento é a alma do seu negócio, e na esfera digital não seria diferente. É preciso planejar as suas ações conforme as metas. Não se pode chegar a lugar nenhum sem saber para onde de fato se quer ir. Crie um plano estratégico de marketing digital, considerando as características do seu público e as peculiaridades das comunidades digitais, aspectos do seu produto, orçamento disponível, cronograma, etc. Conte com o apoio de especialistas na área, se for preciso, pois é um diferencial.
  • Linguagem adequada: Lembre-se de que o Facebook, assim como outras redes sociais, são grandes comunidades de pessoas, que interagem de forma bem específica. A sua marca deve se personificar e adotar a mesma linguagem utilizada pelos usuários para vender no Facebook. O marketing massivo e tradicional, como ocorre na televisão e na mídia impressa, por exemplo, não funcionam muito bem neste meio, pois não têm a mesma linguagem e comportamento de elementos de uma comunidade. Desta forma, considere a linguagem apropriada em suas ações.
  • Relacionamento: Se o Facebook é uma comunidade, investir em relacionamento é essencial para vender mais. Priorize o atendimento direto aos seus clientes, com ações de alta performance.
  • Aposte em anúncios: Os anúncios pagos são fundamentais para os seus resultados, apesar do alcance orgânico ser uma realidade. Há várias ferramentas para segmentar seus anúncios e ter ótimos resultados. Crie anúncios bem específicos, de alta qualidade, úteis ao leitor e sempre com uma call to action (uma solicitação para que usuário tome uma atitude). Utilize ainda boas imagens, personalização, elementos como hashtags, descrições bem desenvolvidas, sempre com clareza sobre o que trata o produto/serviço, indicando vantagens.
  • Tenha frequência: Você não terá bons resultados postando uma vez por mês na fanpage de sua empresa. É preciso ter frequência e continuidade estratégica.
  • Mensure os seus resultados: Há várias ferramentas de mensuração de resultados de um período ou ação. Isso permite tomar decisões futuras mais interessantes e otimizar o seu orçamento.
  • Conheça as ferramentas para Facebook: Pesquise mais sobre as diversas ferramentas que o Facebook possui para otimizar as suas vendas conforme o seu segmento e os seus objetivos. Converse com um especialista, se precisar.

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